1. Exercício adequado
O exercício adequado é um dos cinco pontos fundamentais do
Yoga como nos foi ensinado por Swami Vishnu-Devananda fundador e guru do Yoga
Sivananda Vedanta Centers International.O que é exercício adequado?Existem
muitos sistemas modernos destinados a desenvolver os músculos através de
movimentos mecânicos e exercícios. Yoga vê o corpo como um veículo para a alma
em sua jornada para a perfeição, os exercícios físicos do yoga são concebidos
não só para desenvolver o corpo também ajuda nas capacidades mentais e
espirituais.Os exercícios físicos do yoga são chamados de Asanas, um termo que
significa uma postura fixa. Isso ocorre pois o Asana (ou postura) deve ser
mantida por algum tempo. De qualquer forma isso já é parte de uma prática avançada.
Inicialmente, estamos interessados em aumentar a flexibilidade do corpo.O corpo
é tão jovem quanto flexível. Exercícios de yoga enfatizam a saúde da coluna
vertebral, a sua força e flexibilidade. A coluna vertebral abriga o sistema
nervoso, que é o sistema de telégrafo do corpo. Mantendo a sua coluna forte e
flexível com o exercício, há o aumento da circulação e os nervos são
assegurados do seu fornecimento de nutrientes e oxigênio.Os Asanas também
afetam órgãos internos e o sistema endócrino (glândulas e
hormônios).Tradicionalmente, os Yogis praticam Surya Namaskar, a saudação ao
sol, antes da sessão de asanas. Embora existam muitos Asanas (8.400.000,
segundo as Escrituras) a prática das 12 posturas básicas contém a essência e
todos os grandes benefícios deste sistema maravilhoso.As 12 posturas básicas
são:1. Invertida sobre a cabeça (Sirshasana)2. Invertida sobre os ombros
(Sarvangasana)3. O Arado (Halasana)4. O peixe (Matsyasana)5. A pinça
(Paschimothanasana)6. A Cobra (Bhujangasana)7. O Gafanhoto (Shalabhasana)8. O
Arco (Dhanurasana)9. Torção da coluna (Ardha Matsyendrasana)10. O
Corvo(Kakasana) e Pavão (Mayurasana)11. Pinça vertical (Pada Hasthasana)12. O
Triângulo (Trikonasana)No final de cada sessão deve ser realizada relaxamento
profundo.Posturas para a meditação e Pranayama, incluir a posição de lótus.
O exercício adequado é um dos cinco pontos fundamentais do
Yoga como nos foi ensinado por Swami Vishnu-Devananda fundador e guru do Yoga
Sivananda Vedanta Centers International.
O que é exercício adequado?
Existem muitos sistemas modernos destinados a desenvolver os
músculos através de movimentos mecânicos e exercícios. Yoga vê o corpo como um
veículo para a alma em sua jornada para a perfeição, os exercícios físicos do
yoga são concebidos não só para desenvolver o corpo, como também ajuda nas
capacidades mentais e espirituais.
Os exercícios físicos do yoga são chamados de Asanas, um
termo que significa uma postura fixa. Isso ocorre pois o Asana (ou postura)
deve ser mantida por algum tempo. De qualquer forma isso já é parte de uma
prática avançada. Inicialmente, estamos interessados em aumentar a
flexibilidade do corpo.
O corpo é tão jovem quanto flexível. Exercícios de yoga
enfatizam a saúde da coluna vertebral, a sua força e flexibilidade. A coluna vertebral
abriga o sistema nervoso, que é o sistema de telégrafo do corpo. Mantendo a sua
coluna forte e flexível com o exercício, há o aumento da circulação e os nervos
são assegurados do seu fornecimento de nutrientes e oxigênio.
Os Asanas também afetam órgãos internos e o sistema
endócrino (glândulas e hormônios).
Tradicionalmente, os Yogis praticam Surya Namaskar, a
saudação ao sol, antes da sessão de asanas. Embora existam muitos Asanas
(8.400.000, segundo as Escrituras) a prática das 12 posturas básicas contém a
essência e todos os grandes benefícios deste sistema maravilhoso.
As 12 posturas básicas são:
1. Invertida sobre a cabeça (Sirshasana)
2. Invertida sobre os ombros (Sarvangasana)
3. O Arado (Halasana)
4. O peixe (Matsyasana)
5. A pinça (Paschimothanasana)
6. A Cobra (Bhujangasana)
7. O Gafanhoto (Shalabhasana)
8. O Arco (Dhanurasana)
9. Torção da coluna (Ardha Matsyendrasana)
10. O Corvo(Kakasana) e Pavão (Mayurasana)
11. Pinça vertical (Pada Hasthasana)
12. O Triângulo (Trikonasana)
No final de cada sessão deve ser realizada relaxamento
profundo.
Posturas para a meditação e Pranayama, incluir a posição de
lótus.
2. A respiração adequada
A respiração adequada é um dos cinco pontos fundamentais do
Yoga como o ensinado por Swami Vishnu, fundador / Guru do International
Sivananda Yoga Vedanta.
A maioria das pessoas usa apenas uma fração de sua
capacidade pulmonar para a respiração. Respirarm superficialmente, apenas
expandindo a caixa torácica.
Seus ombros estão curvados, eles têm a tensão dolorosa na
parte superior das costas e pescoço, e sofrem de falta de oxigênio. Eles devem
aprender a respiração Yoguica completa.
Normalmente existem três diferentes tipos de respiração:
1. Respiração clavicular é a mais superficial e o pior tipo
possível . Durante a inalação, ombros e clavícula são elevados enquanto o
abdômen se contrai. Realizamos um esforço máximo, mas uma mínima quantidade de
ar é obtida.
2. Respiração torácica é feita com os músculos intercostais,
expandindo o tórax, e é o segundo tipo de respiração incompleta.
3. A respiração abdominal profunda é a melhor, pois ela traz
o ar da parte mais baixa até a mais alta dos pulmões. A respiração é lenta e
profunda, efetuando o uso adequado do diafragma.
Na verdade, nenhum desses tipos é completo. A respiração
yoguica completa combina os três, começando com uma respiração profunda e
contínuando a inalação através das áreas intercostal e clavicular.
Aprendendo a respiração abdominal
Para sentir o que é uma respiração adequada do diafragma,
vista roupas soltas e deite de costas. Coloque uma mão sobre o abdômen na
altura do diafragma. Inspire e expire lentamente. O abdômen deve expandir
quando você inala e contrair com a expiração. Tente tornar-se consciente e
compenetrar-se neste movimento.
Aprendizagem da respiração yoguica completa
Uma vez que você se sente suficientemente qualificado para a
prática da respiração abdominal, vai ser capaz de aprender a respiração yoguica
completa. Inspire lentamente, expanda o abdômen, depois o peito e, finalmente,
a parte superior do tórax. Então permita que o ar saia da mesma forma, deixando
que o abdômen contraia enquanto ocorre a exalação.
Esta é a respiração yoguica completa.
Pranayama
A questão mais importante para uma boa respiração é o Prana,
ou energia sutil do fôlego da vida. O controle do Prana leva ao controle da
mente. Exercícios de respiração são chamados pranayama, que literalmente
significa "controlar o Prana."
Os dois principais Pranayamas ensinados nos Centros e
Ashrams Sivananda são Kapalabhati e
Anuloma Viloma.
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3. Relaxamento adequado
Relaxamento adequado é um dos cinco pontos fundamentais do
Yoga como o ensinado por Swami Vishnudevananda, Guru fundador dos Centros
Internationais Sivananda de Yoga Vedanta.
Quando o corpo e a mente trabalham constantemente de forma
excessiva, diminui sua eficácia natural para fazê-lo. A vida social moderna, a
comida, o trabalho e até mesmo os chamados "entretenimentos", tais
como dançar, fazem o relaxamento ser difícil para as pessoas na atualidade.
Muitos, até mesmo esqueceram que o descanso e o relaxamento, são formas
naturais para repor energia. Geralmente as pessoas gastam muita energia física
e mental tentando até mesmo descansar, devido ao estresse. Grande quantidade de
vigor do corpo é consumido desnecessariamente.
Grande parte da nossa energia é usada mais para manter os
músculos constantemente prontos para o trabalho, que no trabalho útil
realizado. A fim de regular e equilibrar o funcionamento corpo e da mente, o
melhor é aprender a economizar a energia produzida pelo organismo. Isto pode
ser feito, aprendendo a relaxar.
Lembre-se que no decorrer de um dia, o nosso corpo produz
todas as substâncias e energias necessárias para o dia seguinte. Mas muitas
vezes acontece que todas estas energias podem ser consumidas em poucos minutos,
pelo mau humor, raiva, insultos, ou irritação intensa. O processo de erupção e
repressão de emoções violentas, muitas vezes se transforma em um padrão. O
resultado é desastroso, não só o corpo mas também para a mente.
Para o relaxamento completo, quase nenhuma energia é
consumida, o "Prana" ainda se conserva um pouco para manter o corpo
em estado normal, enquanto o restante é armazenado e acumulado.
Para alcançar o relaxamento perfeito, os yogis utilizam de
três maneiras: Relaxamento, "Físico", "Mental" e
"Espiritual". O Relaxamento não está completo até que se tenha
alcançado um estado de relaxamento espiritual, que somente conhece o aspirante
espiritual experiente.
1) Relaxamento Físico
Sabemos que toda ação é resultado de um pensamento. Os
pensamentos tomam forma na ação, o corpo incorpora o pensamento. Assim como a
mente pode enviar uma mensagem para os músculos, dizendo-lhes para que se
contraiam, também pode enviar outra mensagem, trazendo relaxamento para os
músculos cansados.
O relaxamento físico começa pelos pé e se move para cima. A
autosugestão passa através dos músculos em movimento ascendente, atingindo os
olhos e ouvidos. Então, lentamente, as mensagens são enviadas para os rins,
fígado e outros órgãos internos. Esta posição relaxada é conhecida como "Savasana”,
ou" postura do cadáver "(Para ler mais, consulte o Capítulo 6
de" O Livro de Yoga "de Swami Vishnnudevananda).
2) Relaxamento Mental
Ao experimentar tensão mental, você deve respirar lenta e
ritmicamente por alguns minutos. A mente se acalma logo. Você sente como se
estivesse flutuando.
3) Relaxamento Espiritual
No entanto, mesmo buscando relaxar a mente, todas as tensões
e preocupações não podem ser eliminadas completamente, a menos que se
experimente o relaxamento espiritual.
Durante o tempo em que uma pessoa estiver identificada com o
corpo e a mente, haverão preocupações, ansiedades, medo e raiva. Estas emoções,
por sua vez, criam tensão. Os Yogis sabem que, a menos que uma pessoa possa
afastar-se da ideia de corpo-mente, e separar a consciência do ego, não há
maneira de conseguir um relaxamento completo.
O yogui se identifica com a bem aventurança do Ser interno
que permeia tudo o que é poderoso, toda a paz, ou pura consciência interior. O
yogui sabe que a fonte de todo poder, conhecimento, paz e força, é o Ser, não o
corpo físico. Sintonizamos com ele, afirmando a verdadeira natureza, isto é:
"Eu sou a consciência pura, o Ser" . Essa identificação com o Ser
completa o processo de relaxamento.
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4. Dieta adequada
A dieta adequada é um dos cinco pontos fundamentais do Yoga,
como o ensinado por Swami Vishnu-fundador Devananda / Mestre dos Centros
Sivananda de Yoga Vedanta.
A dieta yoguica é vegetariana, consistindo-se de alimentos
puros, simples e naturais, que são facilmente digeridos e promovem a saúde.
Refeições simples ajudam a digestão e a assimilar os alimentos. Exigências
nutricionais são classificadas em cinco categorias: proteínas, carboidratos,
minerais, gorduras e vitaminas. É preciso ter algum conhecimento sobre nutrição
para ajudar a equilibrar a dieta. Comer alimentos frescos, recém-colhidos da
natureza, cultivados em solo fértil (de preferência orgânicos, livres de
produtos químicos e pesticidas), nos ajuda a ter uma melhor oferta dessas
necessidades nutricionais. O processamento, refino e cozimento excessivo
destrói a maior parte do valor dos alimentos.
Há um ciclo na natureza conhecido como "ciclo
alimentar" ou "cadeia alimentar". O sol é a fonte de energia
para toda a vida em nosso planeta, nutre as plantas (o topo da cadeia
alimentar), que são comidas pelos animais (vegetarianos), que são comidos por
outros animais (carnívoros). Alimentos que estão no topo da cadeia alimentar,
sendo diretamente alimentados pelo sol, têm as maiores propriedades para promover a vida. O valor nutricional da carne
como fonte nutritiva é conhecido como de " segunda mão" e é inferior
na natureza. Todos os alimentos naturais (frutas, vegetais, sementes, frutas
oleaginosas e grãos) têm, em diferentes proporções, esses nutrientes
essenciais. Como fonte de proteína são facilmente assimilados pelo organismo. Entretanto,
os alimentos de "segunda mão" são mais difíceis de digerir e são de
menor valor para o metabolismo do corpo.
Muitas pessoas se preocupam se estão recebendo quantidade
suficiente de proteína, mas negligênciam outros fatores. A qualidade da
proteína é mais importante que a quantidade em si. Lacticínios, leguminosas,
frutas oleaginosas e sementes fornecem ao vegetariano a ingestão adequada de
proteínas. O índice alto de exigência proteica que ainda são usados em muitos
departamentos de saúde estão baseados em dados antigos e foram reprovados
várias vezes em laboratório.
Uma máxima da saúde é: "Comer para viver, não viver
para comer." O melhor é se entendermos que o propósito de comer é fornecer
ao nosso organismo força vital ou Prana, a energia vital para a vida. Portanto,
o melhor plano nutricional para um estudante de Yoga é a dieta simples com
alimentos naturais e frescos.
No entanto, a verdadeira dieta Yoguica é ainda mais seletiva
do que isso. O Yogui está preocupado com o efeito sutil que o alimento tem na
sua mente e no corpo astral. Portanto, evita alimentos que são mais
estimulantes, preferindo aqueles que deixam a mente calma e intelecto aguçado,
atento. Quem segue o caminho do Yoga a sério, evita a ingestão de carne, peixe,
ovos, cebola, alho, café, chá (exceto de ervas), álcool e drogas.
Qualquer mudança na dieta deve ser gradual. Começa
progressivamente substituindo por
grandes porções de legumes, grãos, sementes e nozes frutas oleaginosas até que
finalmente todos os produtos de carne são retirados da dieta.
A dieta do Yoga vai ajudá-lo a alcançar um maior nível de
saúde e serenidade mental. Para realmente entender o enfoque do Yoga para a
dieta, a pessoa deve se familiarizar com o conceito de três Gunas ou qualidades
da natureza.
5. Pensamento positivo e meditação
O pensamento positivo com a prática da meditação constante é
um dos cinco pontos fundamentais da Yoga, tal como ensinou Swami
Vishnudevananda, fundador de todos os Centros Sivananda de Yoga Vedanta.
Quando a superfície de um lago está calma, se pode ver o
fundo nitidamente. Isto é impossível quando a superfície esta agitada pelas
ondas. Da mesma maneira, quando a mente esta calma, sem pensamentos, nem
desejos, podes ver o "ser," a isto se chama "Yoga".
Podemos controlar a agitação da mente de duas maneiras:
concentrando a mente no externo ou no interno. Internamente, focamos no
"Ser" ou na consciência do "Eu sou". Externamente focamos
em qualquer outra coisa que não seja no "Ser" ou no "Eu
sou."
Quando temos um tempo para jogar golfe, os demais
pensamentos se apagam ou se aquietam. Sentimos que jogamos uma boa partida
quando alcançamos uma perfeita concentração. A felicidade que experimentamos
não aparece por ter colocado a bola no buraco 18 vezes, mas sim por haver
conseguido 18 vezes de alcançar uma perfeita concentração. Neste momento, todas
as preocupações e problemas do mundo desaparecem.
A habilidade para concentrar-se está em todos nós, não é
nada extraordinário, nem misterioso. A meditação não é algo que um Yogui tenha
que nos ensinar, somos portadores da habilidade de silenciar os pensamentos.
A única diferença entre concentração e meditação (em forma
positiva), é que geralmente aprendemos a concentrar a mente para o externo,
objetos. Quando a mente esta completamente concentrada, o tempo passa sem
notarmos, como se não existisse. Quando a mente esta concentrada, já não há
tempo! O tempo não é mais que uma modificação da mente. O tempo, o espaço, a
casualidade e todas as experiências externas são criações mentais.
Toda a felicidade que se ganha através da mente é temporária
e efêmera, está limitada pelo natural. Para alcançar um estado de felicidade
duradoura e paz absoluta, primeiro devemos conhecer como acalmar a mente,
concentrarmos e ir mais além da mente. Levando a concentração mental até o
interior, até o ser, podemos aprofundar a experiência da concentração perfeita.
Este é o estado da meditação.
Técnicas de Meditação
Introdução para as técnicas meditativas
A Meditação é uma experiência que não se pode descrever, da
mesma forma que as cores não podem ser descritas a uma pessoa cega. Toda a
experiência cotidiana esta limitada pelo tempo, espaço e causa. Nossa
consciência e conhecimento normais não transcendem estes limites.
A experiência finita, a qual se mede em prazos do passado,
presente e futuro, não pode ser transcendental.
Os conceitos de tempo são ilusórios, já que não possuem
permanência. O presente, imensurável, pequeno e efêmero, não pode ficar retido.
Passado e futuro não existem no presente. Vivemos em uma ilusão.
O estado meditativo transcende todas estas limitações. Nele
não há passado, nem futuro, nem espaço, nem causa. A meditação é diferente do
sono profundo, já que gera profundas mudanças na psique humana. Restringindo e
acalmando as oscilações da mente, a meditação traz paz mental.
No nível físico a meditação ajuda a prolongar os processos
anabólicos de crescimento e reparação, e a reduzir o metabolismo. Normalmente
os processos anabólicos predominam até os 18 anos de idade. Dos 18 até os 35
anos, há um equilíbrio entre ambos, e logo a partir dos 35 anos, os processos
metabólicos predominam. A meditação pode reduzir significadamente o declínio
metabólico. Por causa da receptividade inata das células do corpo.
Cada célula do nosso corpo é governada pela mente instintiva
subconsciente. Ambas tem consciência individual e coletiva. Quando os
pensamentos e desejos fluem pelo corpo, as células se ativam, o corpo sempre
obedece à demanda do grupo. Está cientificamente comprovado que os pensamentos
positivos trazem resultados positivos para as células do corpo, retardando o
envelhecimento.
Uma pessoa não pode aprender a meditar, sendo que, poderá
aprender a dormir. Falha-se em ambas situações. Existem certos aspectos a
lembrar relacionado com técnicas e estados de meditação.
Os 14 pontos da meditação
1. A regularidade no tempo, lugar e pratica são muito
importante. A regularidade condiciona a mente para enaltecer suas atividades
com um mínimo de atraso.
2. As horas mais efetivas são o amanhecer e o entardecer,
quando a atmosfera se carrega com uma força espiritual especial. Se não é
possível sentar-se a meditar a estas horas, escolha uma hora em que não estejas
envolvido com atividades diárias, uma hora em que a mente esteja apta para se
acalmar.
3. Arrume um lugar, ou um quarto separado para a meditação.
À medida que se repete a meditação, poderosas vibrações se firmarão em essa
área, uma atmosfera de paz e pureza poderá ser sentida.
4. Ao sentar, se direcione para o norte ou leste para poder
obter vantagem das vibrações magnéticas favoráveis. Sente em uma postura firme,
confortável, as pernas cruzadas, a coluna e o pescoço erguidos sem tensões.
5. Antes de começar, ordene a mente a manter-se quieta por
um período de tempo determinado. Esquece o passado, presente e futuro.
6. Regula a respiração conscientemente. Começa com cinco
minutos de respiração abdominal profunda para levar oxigênio para o cérebro.
Logo diminuir o ritmo até que se torne imperceptível.
7. Mantenha a respiração rítmica, inspirar em três segundos
e expirar em três segundos. A regularidade na respiração regula também o fluir
do prana, a energia vital.
8. Permita que a mente divague no começo. Saltará de um lado
o outro, mas em algum momento se tornará mais concentrada, junto com a
concentração do prana.
9. Não force a mente a manter-se parada, porque isto se
transformará em ondas cerebrais adicionais, impedindo a meditação.
10. Escolha um ponto de concentração no qual a mente possa descansar.
Para as pessoas que são de natureza intelectual, será o Ajna Chakra, o ponto
entre as sobrancelhas. Para as pessoas mais emocionais, se usa o Anahata Chakra
no Coração. Nunca mude este ponto de concentração.
11. Concentre-se em um objeto neutro ou elevado, mantendo
essa imagem no ponto de concentração. Usa-se um Mantra, repita-o mentalmente e
coordena a repetição com a respiração. Se não tem um Mantra pessoal, utilize
Om. A pesar de a repetição mental ser mais poderosa, pode repetir o Mantra em forma
audível se começar a sentir sonolência. Nunca modifique o Mantra.
12. A repetição levará o pensamento a um estado puro, no
qual a vibração do som se une com a repetição mental, sem consciência do
significado. A repetição audível progride e leva a repetição mental, e desta a
repetição telepática, e logo ao pensamento puro.
13. Com prática, a dualidade desaparece e se alcança Samadhi
ou estado de supraconsciência. Não seja impaciente, isto leva tempo.
14. Em Samadhi se descansa em um estado de bem aventurança,
no qual o conhecedor, o conhecimento e o conhecido se tornam um. Este é o
estado de supraconsciência alcançado pelos místicos de todas as crenças e
credos.
Se você medita por meia hora ou uma hora em forma diária,
será capaz de enfrentar a vida com paz e fortaleza espiritual. A Meditação é o
tônico nervoso e mental mais poderoso. A energia divina flui livremente no
adepto durante a meditação, exerce uma influencia benigna na mente, os nervos,
os órgãos sensoriais e o corpo. Abre a porta a um conhecimento intuitivo e
reinos de bem aventurança eterna. A mente se torna calma e firme.
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