Quando estiver irritado respire e conte até 10

Em média, nós respiramos cerca de 18 vezes por minuto, 1080 vezes por hora e mais de 25000 por dia. Experimente parar de respirar por algum tempo. Aposto que não vai muito longe. Podemos sobreviver alguns dias sem comer, sem beber ou sem dormir, mas certamente não aguentamos mais do que alguns minutos sem respirar.

Em um mundo com tantos estímulos nós inspiramos de mais e expiramos de menos. Fazemos inspirações curtas e nunca expiramos todo o ar do nosso pulmão.


Dessa maneira, nossa respiração está o tempo todo ativando o sistema nervoso simpático, que é a parte do sistema nervoso autônomo responsável pelas respostas de “luta e fuga” e que alimenta o circuito do estresse no corpo. Perceba: sempre que levamos um susto, ou estamos com medo nossa resposta é a de inspirar mais rápido e de maneira curta.

Por outro lado, quando expiramos, ativamos o nosso sistema nervoso parassimpático, que é o circuito do relaxamento. Sempre que estamos relaxados, recebendo uma massagem ou até mesmo tendo um orgasmo, soltamos um suspiro, já reparou? Expirar é sinônimo de relaxamento.


Nós temos o poder de mudar nossa fisiologia a partir da respiração, mas precisamos lembrar de expirar, ao longo do dia, todo o ar residual de nossos pulmões (mas sem nóia, sem fazer uma checklist de quantas vezes vamos fazer isso por dia, apenas lembrando que temos o poder de transformar a qualidade da nossa respiração quando precisarmos).

 já ouviu aquela frase
 “quando estiver irritado respire e conte até 10?”, provavelmente já, né? Mas não adianta nada contar até 10 fazendo inspirações curtas. Você apenas estará alimentando o circuito do estresse no seu corpo.

E sim, a respiração é uma chave para o equilíbrio emocional, por isso ela pode nos ajudar muito em situações que estão sendo difíceis para gente. E pode, inclusive, nos ajudar a termos melhores conversas.



Quer fazer um experimento agora? Sente-se de maneira confortável e:
INSPIRE por 4 segundos. (deixando o ar preencher o espaço da barriga, para empurrar seu diafragma para baixo).

RETENHA O AR nos pulmões por 7 segundos.
EXPIRE calmamente por 8 segundos.

Faça isso algumas vezes até sentir que se acalmou.
Sentiu a diferença?
É assim que você deve respirar quando estiver contando até 10 ;)









Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@soratemplates