Máscaras x Felicidade


O herói viaja um caminho, e seu objetivo final é a transcender todos os seus enganos e limitações para se tornar um cara, mas ... O que é realmente um cara?
Do ponto de vista da psicologia, um indivíduo é, como ensinou Carl Gustav Jung: "Um todo indivisível, harmonioso e diferenciada do resto."



"Viva para agradar outros... todos ficarão contente, menos você"



 Esta é uma frase que todos nós nos identificamos, pois todos nós temos máscaras e papéis no nosso dia a dia.

Nossos papéis são inevitáveis para o convívio, é o papel de mãe, pai, filho, funcionário, etc... são nossas funções enquanto pessoa, e são imprescindíveis para uma vida em sociedade.


Agora as máscaras.. essas nós criamos para nos proteger. Criamos um personagem para cada pessoa, ou grupo de pessoas, com a nossa ideia do que elas esperem que nós sejamos, e assim vamos criando máscaras e máscaras, até que começamos a me perder nelas, e quando nos perguntam: Quem é você? a gente não sabe responder... ou respondemos com base nos papeis: sou professor, sou pai, sou aposentado, etc...


O segredo das boas relações é demonstrar exatamente quem somos, pois assim podemos ser sempre nós mesmos, e não um personagem, e isso facilita a NOSSA vida, nos deixa livres para ter opiniões, livres para ter questionamentos, livres para dizer sim ou não...


Pense na energia que somos obrigados a usar para manter estas máscaras, com medo que descubram quem somos, que descubram nossas fraquezas, nossas verdadeiras ideais... é muita energia desperdiçada sem necessidade. E nas relações, demonstrar fraquezas e necessidades é o grande segredo, ninguém quer conviver com alguém que não precisa de nada nem ninguém (e criamos esta máscara de independentes e bem resolvidos). A pessoa quer ter um papel na sua vida, te ajudar, suprir suas necessidades, assim como ter as dela realizadas também.


Como no exemplo do Super Homem, ninguém quer conviver com o Super Homem, para ele tudo dá certo, ele não tem ponto fraco, ele sempre resolve tudo... até aparecer a kriptonita, e à partir de então, ele começa a se relacionar com a Lois Lane, ela tem uma função na vida dele. Nós também precisamos expor a nossa Kriptonita, e não camuflá-la de alguma maneira.


Pense sobre isso, pense sobre as suas máscaras, vá retirando elas aos poucos e, principalmente, pare de criá-las. Mostre a pessoa que você é, e conviva com as pessoas que tenham interesse nessa pessoa verdadeira.


A felicidade é a nossa verdadeira natureza!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@soratemplates