A respiração diafragmática é um método de respiração que consiste no controle do diafragma, utilizado para aproveitar toda a capacidade do pulmão, fornecendo mais oxigênio ao corpo e, como é claro, ao cérebro, melhorando o seu funcionamento. A respiração diafragmática é muito utilizada para aliviar a tensão e o estresse, e tê-la como hábito pode proporcionar um relaxamento durante o dia inteiro, e não só nos momentos estressantes, além de melhorar o funcionamento do cérebro.
Respiração diafragmática:
- Coloque-se de forma confortável sentado ou deitado;
- Coloque a mão no abdômen (barriga) próxima ao umbigo;
- Feche os olhos e concentre-se em sua respiração;
- Respire pelo nariz e encha os pulmões de ar, leve-o até o abdomen, percebendo que ela se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao respirar, conte até cinco para que o pulmão e o abdomen fiquem expandidos;
- Solte a respiração pela boca contando até dez esvaziando completamente o pulmão e o abdomen;
- Repita dez vezes a respiração. Caso você sinta tontura ou veja “bolinhas” ao abrir os olhos, saiba que isso é normal e vai desaparecer. Isso acontece, porque o cérebro recebe mais oxigênio do que está acostumado, mas é interessante ir adaptando o ritmo de forma que fique confortável e não gere sensação de náusea.
Comente sua experiência!
Links de Referencia
Como fazer respiração diafragmática
Aprendendo a respiração diafragmática
Nenhum comentário:
Postar um comentário